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Gerenciando Clientes

Esta seção detalha como cadastrar, visualizar, editar e excluir clientes no painel do gestor. Manter um cadastro de clientes organizado é fundamental para um bom fluxo de trabalho e um relacionamento eficaz.

Por que gerenciar clientes?

Um cadastro de clientes bem estruturado permite:

  • Agilizar a criação de orçamentos e Ordens de Serviço.
  • Manter um histórico de serviços prestados para cada cliente.
  • Facilitar a comunicação e o acompanhamento.
  • Gerenciar equipamentos específicos de cada cliente.

Cadastrando um Novo Cliente

Para adicionar um novo cliente ao sistema, siga os passos abaixo:

1

Acesse a Área de Clientes

No menu lateral do painel do gestor, na seção Gerenciamento, clique no item 'Clientes'.

2

Inicie o Cadastro

Na página de listagem de clientes, localize e clique no botão Novo Cliente, geralmente posicionado no canto superior direito.

Botão para criar um novo cliente.
3

Preencha o Formulário

Um formulário (modal ou página) será exibido. Preencha as informações solicitadas com atenção:

  • Nome Completo *: O nome do cliente ou da empresa cliente. (Campo obrigatório)
  • Email: O endereço de email principal do cliente, útil para envio de orçamentos e comunicações.
  • Telefone: O número de telefone de contato principal.
  • Endereço: O endereço completo do cliente. Este endereço pode ser usado como padrão para as Ordens de Serviço.
Formulário de cadastro de novo cliente.
4

Salve o Cliente

Após preencher os dados, clique no botão 'Criar Cliente' (ou similar) para salvar as informações.

O novo cliente será adicionado à lista e estará disponível para ser vinculado a orçamentos e ordens de serviço.


Visualizando e Editando Clientes

A página de 'Clientes' exibe uma lista de todos os clientes cadastrados em sua organização. Você pode utilizar a barra de busca para encontrar clientes rapidamente por nome, email ou telefone.

Lista de clientes com barra de busca.

Para cada cliente listado, um menu de 'Mais Opções' (geralmente um ícone de três pontos verticais ) oferece as seguintes ações:

Ações Disponíveis por Cliente

Editar Cliente

Permite modificar as informações cadastrais do cliente.

Ver Equipamentos

Acessa a tela de gerenciamento de equipamentos vinculados a este cliente.

Novo Orçamento

Inicia a criação de um novo orçamento já associado a este cliente.

Nova OS

Inicia a criação de uma nova Ordem de Serviço já associada a este cliente.

Excluir Cliente

Remove o cliente do sistema.

Atenção

Esta ação só é permitida se o cliente não tiver orçamentos ou OS vinculados.

Gerenciando Equipamentos do Cliente

Para cada cliente, você pode cadastrar e gerenciar uma lista de equipamentos.

Ao acessar a página de equipamentos de um cliente (através do menu de ações do cliente ou navegando diretamente), você poderá:

  • Adicionar novos equipamentos com detalhes como nome, marca, modelo, número de série, localização e datas de instalação/último serviço.
  • Editar as informações de equipamentos já cadastrados.
  • Visualizar o histórico de Ordens de Serviço que foram vinculadas a um equipamento específico.
  • Excluir equipamentos, desde que não estejam vinculados a nenhuma Ordem de Serviço ativa ou histórica.
Tela de gerenciamento de equipamentos de um cliente.

Vincular OS a equipamentos específicos ajuda a construir um histórico valioso de manutenção, facilitando diagnósticos futuros e o acompanhamento da vida útil dos ativos do seu cliente.


Considerações Importantes

Restrições de Exclusão

Lembre-se que a exclusão de um cliente só é possível se ele não estiver associado a nenhuma Ordem de Serviço ou Orçamento. Esta é uma medida de segurança para preservar a integridade do seu histórico operacional.

Dados Atualizados = Eficiência

Manter os dados dos clientes e seus respectivos equipamentos sempre atualizados é crucial. Informações corretas facilitam a criação de OS e orçamentos, melhoram a comunicação com o cliente e agilizam o trabalho dos técnicos em campo.

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